12 de fevereiro de 2011

Propagandhi Podcast(e) - Episódio #2

Aqui vamos nós outra vez, The Propagandhi Podcast(e) (agora com um trocadilho) Episódio #2. Dessa vez o Podcast não contou com a participação do Jord, sabe-se lá o porquê. Mas durante uma parte do tempo tivemos Chris conversando com Todd e o Beaver, os dois ao mesmo tempo dessa vez. E durante grande parte do Podcast ocorreu uma entrevista/conversa com um sudanês refugiado no Canadá. Então, ouvidos à obras.


No começo Chris sauda o Beaver e pergunta onde eles estão, Beave responde que eles estão no “Basement” (estúdio/garagem/ uma verdadeira base do Propagandhi). Chris repara que Todd parece estar com uma aparência de quem está cansado ou chateado, Todd responde que está meio cansado mesmo. Beave comenta que está cansado, Chris pergunta o porque, Beave responde que não está conseguindo dormir, Chris satirizando a voz do Beave pergunta brincando se ele quer uma massagem nas costas, Beaver diz que sim e Chris diz que não, e toca uma buzina pra simbolizar o corte. Depois Chris pergunta porque o Todd está cansado, Todd dá uma resposta enorme que inclui estar pensando nas suas canções, pinturas (ele é um bom desenhista até), técnicas de guitarra, cantar, o seu gato está miando muito, dentre outras coisas.

Então Chris puxa o assunto das novidades do Propagandhi, Beaver fala que ele e Jord estavam procurando um estúdio para gravar a bateria, depois fazem alguma piada a respeito do Jordy (desculpem não ter a captado totalmente. Depois começam a falar do novo álbum, Beaver diz que eles tem cerca de 12 músicas novas sendo trabalhadas, eles comentam que as músicas estão mais pesadas e rápidas em relação aos últimos álbuns (não posso esperar pra ouvir isso!).

Depois Chris fala que muitas pessoas perguntam a eles sobre o seu equipamento de som para gravação, e brinca (ou não, provavelmente não!) dizendo que na maioria das vezes nem respondem as perguntas. Então fala para o Beaver dizer qual o equipamento de som que eles usam. Beaver fala sobre o equipamento que usam, fala sobre um amplificador Marshall que ele pensa datar de 85. Beaver fala que modificou sua SG com um amigo, e que agora ela tem 24 frets.

Depois falam sobre o aniversário do Todd, que é em maio e que ele fará 41, Chris diz que tem 38.

Em seguida temos o anúncio da tour na Austrália, e na Tasmânia (mas é parte da Austrália, disse o Beaver), no final de Maio.

Depois Chris brinca inventando um anúncio no podcast de um remédio para flatulências Gary-C Flat-D (coisa do tipo), por volta dos 12 minutos e 30 essa piada.

Então o assunto muda para o Livro do Mês (passado) do Todd. A Thousand Sisters de Lisa Jay, segundo Todd a escritora inspirada pelo programa da Oprah começou uma campanha para arrecadar fundos para o Congo, ele diz que o que acontece no Congo está fora da nossa compreensão, milhares de pessoas são mortas, sequestradas, mulheres estupradas, mortes por falta de água. Ela criou um site chamado womenforwomen.org para arrecadar fundos e falar mais a respeito da situação das mulheres congolesas. O livro conta o que ela presenciou e vivenciou na sua ida para o Congo, principalmente a situação das mulheres. Todd fala também sobre se preocupar com o mundo, se você tem um senso de justiça faça as coisas certas, não se preocupem se as pessoas te chamam de cliché ou qualquer coisa. Mas crítica aqueles que pagam de rebeldes e compram coisas de marcas, que só tem pose mesmo.

---------------------------

The Propagandhi Radio

Dessa vez não foi como da outra, só tocaram as músicas mesmo sem alguém escolher especificamente (ou informar que escolheu, ao menos). Com exceção do nosso amigo sudanês que escolheu One Love do Bob Marley. Mas chutando, Beaver deve ter escolhido Nels Cline Trio.

Sacrifice – Hiroshima
Deadstoolpigeon – Across the Time
Bob Marley – One Love
Nels Cline Trio – (se eu descobrir qual música era atualizarei isso, boa música por sinal)

---------------------------

Entrevista com o refugiado sudanês em Winnipeg

Não consegui achar o nome exato do convidado sudanês que participou do Podcast(e), mas é algo como "Chou Meian". Todd conhece ele do Need Center, um centro de refugiados e imigrantes em Winnipeg, Todd é voluntário lá.

Ele conta que chegou em Winnipeg em 2004, por causa da guerra civil no Sudão, procurando por um lugar seguro, em que tivesse o que comer, beber e poder tomar banho.
Chou trabalha no Need Center.

Ele fala também do referendo que decidirá entre a independência do Sudão do Sul, dividindo assim o país entre este e o Sudão do Norte. Fala que não será fácil a divisão pois o Sudão do Sul possui as reservas de petróleo e grande quantidade de água.

Também comenta a respeito da exploração feita pela Inglaterra, país que controlou o Sudão durante muito tempo, e do interesse deles em causar guerras civis entre as diferentes tribos e etnias
do Sudão, assim deixando o país desestabilizado e podendo explorar as vastas reservas de petróleo existentes lá. Fala sobre a exploração que a China faz sobre o Sudão, ajudando na opressão da população para lucrar com o petróleo.

Ele agradece as pessoas que como Todd e Chris se preocupam com a situação em países como o Sudão, agradece os ouvintes. Fala sobre os seus gosto musical, que gosta bastante de Reggae. Que ficou impressionado no show deles com as pessoas "muito loucas" na plateia, então ele pede One Love do Bob Marley e se encerra a conversa.

---------------------------

Eu gostaria de me desculpar por não ter traduzido a entrevista mais profundamente, é que estou com preguiça sem tempo para tal. Bom é isso, até o próximo Propagandhi Podcast(e), adios.