História

O Propagandhi é uma banda canadense formada por Chris Hannah (vocal, guitarra), Jord Samolesky (bateria, backing vocals), Todd Kowalski (baixo, vocal) e Beaver (guitarra). O som da banda em seus primeiros discos era característico do punk dos anos 90, mas sempre com letras de protesto e críticas. Nos anos 2000 o som da banda mudou bastante, passando a tomar características do metal e hardcore e letras ainda mais complexas e inteligentes. Confira a história do Propagandhi resumida numa linha do tempo.

- Em 1986 a banda foi formada por Chris Hannah e Jord Samolesky em Portage la Prairie, Manitoba. O primeiro baixista da banda foi Scott Hopper que deixou a banda e foi substituído por Mike Braumeister que foi chutado da banda e substituído por John K. Samson, que fez parte dos dois primeiros álbuns da banda.
- Em 1992 depois de tocar com o NOFX, o Propagandhi assinou contrato com a gravadora de Fat Mike (líder do NOFX), Fat Wreck Chords. Em 1993 lançaram seu primeiro disco, entitulado How to Clean Everything.
- Em 1996 lançaram seu segundo disco, Less Talk, More Rokk, logo após o lançamento, o baixista John K. Samson deixou a banda.
- Em 1997 Todd “The Rod” Kowalski, da banda I Spy, ocupou a vaga de baixista definitivamente. Nesse período Chris e Jord criaram a gravadora G7 Welcoming Committee Records e a banda ficou um tempo parada para cuidar de assuntos do selo.
- Em 2001 lançam o álbum Today's Empires, Tomorrow's Ashes, álbum que marcou uma significativa mudança na sonoridade da banda, com músicas mais agressivas, principalmente as cantadas por Todd, e com influências de metal e hardcore.
- Em 2005 lançam o álbum Potemkin City Limits, seguindo a linha do anterior e ainda mais influenciado pelo metal. Em 2006 a música A Speculative Fiction, deste álbum, é escolhida pela ECHO (Sociedade dos Compositores, Autores e Distribuidores de Música do Canadá) como música do ano no Canadá. A banda doou o dinheiro do prêmio para várias instituições que eles apoiam. Depois de lançar 4 álbuns pela Fat Wreck Chords, a banda deixa o selo por questões políticas entre Fat Mike e Chris Hannah.
- Em 2006 o trio se torna um quarteto com a entrada do guitarrista David Guillas, o Beaver!, que fez parte anteriormente do Giant Sons.
- Em 2009 a banda lança o álbum Supporting Caste. Atualmente estão planejando o lançamento do novo álbum, ainda sem previsão de lançamento.


Beaver, Chris Hannah, Jord e Todd